21 julho 2016

A descoberta do mundo de Clarice Lispector

Este livro é uma compilação de todas as crônicas que Clarice Lispector escreveu para o Jornal do Brasil, entre 1967 a 1973. No livro, Clarice aborda temas diversos desde os mais simples até os mais complexos, ela consegue descrever exatamente os sentimentos mais íntimos que temos dentro da gente. No texto Angina pectoris da alma, ela descreve profundamente o sentimento de angústia. É surreal o quanto ela consegue descrever perfeitamente esse sentimento. Segue o texto: Só que dessa não se morre. Mas tudo, menos a angústia, não? Quando o mal vem, o peito se torna estreito, e aquele reconhecível cheiro de poeira molhada naquela coisa que antes que se chamava alma e agora não é chamada nada. E a falta de esperança na esperança. E conformar-se sem se resignar. Não se confessar a si próprio porque nem se tem mais o quê. Ou se tem e não se pode porque as palavras não viriam. Não ser o que realmente se é, e não se sabe o que realmente se é, só se sabe que não se está sendo. E então vem o desamparo de estar vivo. Estou falando da angústia mesmo, do mal. Porque de alguma angústia faz parte: o que é vivo, por ser vivo, se contrai.

Clarice é uma escritora única e tem o dom de escrever sobre o âmago do ser humano, o drama existencial. Clarice é uma pessoa que sente muito, ela é muito intensa e isso você nota em seus escritos, para muitos isso seria uma maldição, mas Clarice usou essa intensidade para fazer o que fazia de melhor: escrever. E como ela usou essa intensidade bem! Clarice pega fatos do cotidiano e transforma em aventuras com epifanias no fim, ela faz mágicas com as palavras. 
Foi esse livro que me inspirou a criar esse blog, lendo as crônicas de Clarice, tive pequenas epifanias e resolvi criar esse blog para compartilhar minhas ideias. Esse livro é uma boa recomendação para quem quer começar a entrar no mundo Lispector, com uma linguagem na maioria das vezes simples, o livro flui. 

3 comentários:

© Pequenos Devaneios - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo