31 março 2017

Parem de romantizar doenças mentais

Um assunto que vez ou outra aparece é o assunto de doenças mentais. Hoje em dia é normal alguém dizer que tem alguma doença mental, mas, muita gente que diz que tem, nunca foi nem para um psiquiatra. É claro que existem muitas pessoas sem o diagnóstico e o cuidado correto. Porém, existem muitas pessoas que dizem ter tal doença só porque agora virou moda ter tais doenças. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer "ai eu tenho TOC" "fulano é meio bipolar né" ou alguém dizer que tem ansiedade só porque ela fica ansiosa para eventos futuros (o que é normal, já que se tem um evento você obviamente vai ficar ansioso) ou só porque a pessoa muda de humor dizer que é bipolar (gente é normal mudar de humor e bipolaridade não é só isso). Todos nós temos um ou outro sintoma de alguma doença mental, o problema é quando você tem vários e isso atrapalha tua vida.
Pare de romantizar doenças mentais

Agora é comum romantizar depressão e ansiedade, principalmente na internet. Muito bom gritar na internet (ou até fora dela) que tem ansiedade/depressão/ TOC/bipolaridade etc quero ver passar mal toda vez que for apresentar trabalho, ter que tomar rivotril antes de ir pra aula (porque a faculdade te deixa ansiosa/nervosa/com medo), quero ver alterar seu estado de humor para mania e depressão (pesquisem as diferenças desses dois estados) e ficar ao ponto de enlouquecer, quero ver ter ataque de pânico toda vez que for andar de ônibus porque você tem pavor de ser assaltada (e você nunca foi, mas você jura que dessa vez você vai ser assaltada e vai ser a pior experiência da sua vida, você já imagina eles botando a arma na sua cabeça e você já imagina o pior que vão te sequestrar e você nunca mais vai ver sua gatinha). Viver assim é difícil, e olha que eu só citei alguns exemplos.
Uma pessoa quando fica gritando que tem doença mental, pode ser por duas razões: ela quer conscientizar as pessoas acerca de sua condição, ou ela na verdade não tem doença mental nenhuma e só fala isso porque romantiza a doença e quer aparecer pois acha legal ter doença mental.
Ter doença mental não é legal. Eu tenho mais de uma doença mental (diagnosticada por um profissional e devidamente medicadas) E eu sei o quanto é doloroso possuir essas enfermidades. Elas vão tirando pedacinhos de você e às vezes você é deixado no chão, vazio, tentando recolher os restos que sobraram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pequenos Devaneios - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo